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Diario de bordo
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Reflexão.02 (Plataforma de desenvolvimento) Subscrever comentarios desta mensagem
Escrito por grifu   •   Wednesday, 2007-June-13
Escolhi a plataforma Macromedia Director para o desenvolvimento do motor de marionetas em detrimento do Macromedia Flash principalmente pelo sistema de dinâmicas "havok". As várias opções existentes para o Flash ainda estão a dar os primeiros passos não sendo plataformas estáveis.
As dinâmicas em director estão ligadas ao universo tridimensional o que me poderia trazer muitas vantagens mas também inúmeros problemas.

Problema:
A versão do Macromedia Director 8.5 vem introduzir o shockwave 3D e o sistema de dinâmicas muito conhecido "Havok", que é utilizado em jogos em múltiplas plataformas como a Xbox, PlayStation, Pc´s, etc. Estas duas características vieram revolucionar o mercado de aplicações 3D para a internet. O "Havok" era um sistema de dinâmicas que também vinha integrado com o 3D Studio Max 5, por isso era possível trabalhar todo o 3D e as dinâmicas na aplicação 3DStudio Max para posterior exportação em Shockwave3D de forma a ser integrado no Director.
A Macromedia celebrou um acordo especial de lançamento da versão 8.5 para utilizar o motor de dinâmicas "Havok" que deveria ser renovado em futuras versões. Infelizmente isto não veio a acontecer. Apesar de nas versões posteriores do Director ter sido sempre possível integrar o "havok" (versão que foi lançada com o director 8.5) o mesmo não aconteceu com a sua utilização em versões mais recentes do 3D Studio Max.
Depois do Discreet 3D StudioMax 5, é lançada uma versão especial para jogos e shockwave3D chamada Discreet Plasma, esta versão é basicamente o 3Dstudio Max 5 optimizado para a utilização em jogos e em Internet, com muito menos opções do que o 3DS 5. Esta versão que também vem com o "Havok" permite a exportação das cenas em 3D e um ficheiro de dinâmicas que deve ser integrado no Director. O problema é que esta aplicação desenvolvida pela Discreet não passa da primeira versão.
Depois de ter sido descontinuado lançam uma outra aplicação intitulada de GMax com os mesmos fundamentos mas que também seria descontinuada. Entretanto a discreet continua a lançar a sua famosa aplicação 3D Discreet 3DStudio Max, mas a partir da versão 6 a Discreet adopta o novo sistema de dinâmicas "havok" chamado de reactor. O problema é que apesar de trazer muitas novas implementações e funcionalidades estas não são compatíveis com as anteriores do "havok" desta forma, a possibilidade de exportar essa informação para o director deixou de ser possível.

Futuro:
Devido a este problema de versões e compatibilidade o director ficou parado no tempo, e num momento em que os sistemas de dinâmicas proporcionam soluções mais funcionais, não tenho possibilidade de as utilizar.
Neste momento estou a trabalhar com uma aplicação descontinuada (Discreet Plasma) que me restringe no meu desenvolvimento e estou à espera de novidades por parte da Adobe que está para lançar a nova versão do Director MX 11. Este lançamento deverá acontecer na segunda metade de 2007 e a Adobe já adiantou que esta nova versão irá estar mais vocacionada para o 3D.

Conclusão:
Depois de ter escolhido a plataforma para desenvolvimento do motor verifiquei que afinal tenho muitos problemas pela frente. Mas nada me garantia que se escolhesse o Flash não tivesse igualmente muitos problemas.
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