ANIMATIC
Diario de bordo
Benvindo, anonimo (Login)   RSS Newsfeed
Animatic v0.6
Escrito por grifu   •   Thursday, 2007-September-13
Foi publicado um novo prototipo da aplicação.
A versão 0.6b tem grandes diferenças em relação às anteriores, nomeadamente o suporte para gamepad, o sincronismo labial, e o facto de ser uma versão em fullscreen.
A versão 0.5 não foi publicada pelo facto de ser uma versão de avaliação do plugin de áudio. Nesta versão estava a ser testado um plugin de áudio para o director chamado de getSound. Os resultados foram muito satisfatórios, mas este plugin apenas possibilitava a analise dos volumes de entrada, e o custo do registo era de 50€. Para uma analise mais promenorizada, foi experimentado um plugin chamado asFFT que permitia para além da analise dos volumes, também uma analise à transformada de Fourier. Ou seja, era possivel também analisar as frequências de amostragem.
Esta possibilidade potencia a exploração das expressões faciais. O registo deste plugin era igualmente de 50€.
Assim, foi abandonada a opção do primeiro plugin e criada uma nova versão a 0.6 para implementar o sistema de sincronismo labial.
Para ser possível a publicação desta versão, foi necessário registar este plugin.
Esta versão apresenta um boneco articulado, controlado pelo gamepad, rato e teclado. Contempla os primeiros ensaios de sincronismo labial. E é a primeira versão em fullscreen. A versão para macintosh depende do plugin de controlo de gamepad que apenas existe para pc, mas pode ser implementado em macintosh.
O boneco articulado ainda necessita de ser calibrado, tal como o sincronismo labial.
A próxima versão deverá ser orientada para ajustar todos estes parametros e iniciar o processo de modelação e construção de cenário.
Está a ser equacionada para esta primeira versão, a possibilidade de criar uma pequena amostra do modulo de pintura nas texturas.
A nova versão encontra-se Aqui ainda não ter adquirido a licença de utilização do plugin de áudio para o sincronismo labial.
Sistema de captura de movimento optico
Escrito por grifu   •   Monday, 2007-September-03
Um novo sistema de captura de movimento optico bastante barato e com grande potencial.
Prakash Lighting-Aware Motion Capture Using Photosensing Markers and Multiplexed Illumination
Puppetologia
Escrito por grifu   •   Monday, 2007-September-03
PUPPETOLOGIA é um espectáculo de marionetas de rua criado por Rui Sousa.
Este espectáculo caracteriza-se pela utilização de muitas marionetas, facto, que cria uma grande dinâmica e possibilita aos espectadores que não tenha assistido ao inicio captar a essência do espectáculo, que aconteceu no dia 1 de Setembro na Póvoa do Varzim.
O Rui Sousa consegue dar vida às personagens de uma forma muito interessante e natural. Para alem disso, como é ele que constrói as marionetas, elas têm funções muito próprias.

Foto.01 - Marioneta a tocar trompete


Foto.02 - Toda a família da puppetologia
Interfaces - FingerWorks
Escrito por grifu   •   Friday, 2007-August-31

Exemplo de utilização de uma interface iGesture da FingerWorks
Esta interface chegou a ser comercializada, neste momento deixou de ser fabricada.
FingerWorks
HaloWall
Escrito por grifu   •   Friday, 2007-August-31
Interface HoloWall de Jun Rekimoto



HoloWall
Marionetas ao vivo por Rui Sousa
Escrito por grifu   •   Saturday, 2007-August-25
Assisti a uma peça de teatro de marionetas ao ar livre no Palácio de Cristal.
Esta peça de teatro realizado pelo marionetista Rui Sousa, consistiu na interpretação de vários papeis representados por várias marionetas criadas pelo próprio. Serviu para observar ao vivo o funcionamento de diferentes marionetas.
As técnicas e os métodos de construção e de manipulação das marionetas apresentadas eram diferentes.
Algumas marionetas apenas eram manipuladas por dois cabos pois o seu movimento era caracterizado pela sua dinâmica, o caso das marionetas de capoeira.
Como estas marionetas estavam sempre a saltar e a rodar, o manipulador apenas precisava de as puxar com diferentes intensidades para que estas ganhassem vida.
Uma outra marioneta deslocava a cabeça e os membros como se tratasse de um fantasma. Esta era uma marioneta de um esqueleto voodoo, através de diversos fios o manipulador conseguia fazer deslizar a cabeça ou os membros de forma a que estes se afastassem do corpo.
Como conclusão da observação posso afirmar que cada marioneta tem uma função/acção a desempenhar e que consoante essa função/acção ou performance ela será construída em conformidade para a desempenhar.
Pequeno vídeo:
Bonecos articulados
Escrito por grifu   •   Friday, 2007-August-24
bonecos articulados com dinamcas desenvolvidos em FLASH
sodaplay
IK PUPPET versão 1.0, uma experiencia em cinemática directa e inversa.
Ao contrário do Sodaplay, em que se manipulam massas, molas e músculos para construir uma estrutura geométrica comandada por regras dinâmicas próprias
, o IK PUPPET (IK = inverse kinematics e puppet = boneco) tem como base as características e restrições mecânicas e eláscticas que definem as articulações dos ossos dum corpo humano comum.
IK Puppet
<Agosto>  <2017>
DOSETEQAQISXSA
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivo
Setembro,2007 [7]
Agosto,2007 [15]
Julho,2007 [12]
Junho,2007 [8]
Maio,2007 [10]
Abril,2007 [15]
Maco,2007 [23]
Fevereiro,2007 [14]
Janeiro,2007 [7]
Dezembro,2006 [2]
Novembro,2006 [4]

Procurar