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Diario de bordo
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Conferência sobre Antropologia e Hipermedia
Escrito por grifu   •   Tuesday, 2007-January-30
Título: Coroação reis congo em minas gerais, brasil
Assunto: Conferência sibre antropologia e hipermedia
Organização: Prof. Rui Torres da Univ.Fernando Pessoa
Local: Salão nobre da Universidade Fernando Pessoa
Oradores:
Prof. José Ribeiro (antigo meu professor de semiótica na licenciatura em multimédia)
encarregado de abordar as questões antropológicas
Prof. Sérgio Beiron aborda as questões relacionadas com a hipermédia
Reunião com o Orientador de Projecto
Escrito por grifu   •   Monday, 2007-January-29
Esta primeira reunião de 2007 com o Professor Anibal Ferreira serviu para fazer um ponto da situação.
Foi analizada a calendarização do projecto.
Serviu igualmente para mostrar o projecto comcastic e alguns ensaios produzidos por mim e o projecto das dinâmicas em Flash.
A próxima reunião será para avaliar o progresso da aplicação em Fevereiro.
Abordagem técnica 2 (dinâmicas)
Escrito por grifu   •   Saturday, 2007-January-20
Depois de muitas pesquisas sobre dinâmicas em Flash, encontrei o Flade (Flash Dynamics Engine) .
Após algumas experiências, fiquei com a ideia que este motor apenas trabalha com formas geometricas integradas no próprio motor.
Terei de continuar a experimentar até ter uma conclusão em concreto. De qualquer forma irei avançar com mais testes relacionados com o director e o seu sistema de dinâmicas.
Contactos
Escrito por grifu   •   Tuesday, 2007-January-16
  • Depois de alguns contactos, tenho uma escola interessada em testar a aplicação com os miudos
  • Contactei a Associação Porto Digital na prespectiva de algum apoio a nível logístico, nomeadamente a distribuição da aplicação em escolas
  • Entrei em contacto com um construtor de marionetas que me desvendou alguns segredos desta arte
  • Apresentei o projecto a um modelador 3D na prespectiva de conseguir ajuda também na criação dos modelos em 3D
  • Abordagem técnica
    Escrito por grifu   •   Wednesday, 2007-January-10
    Depois de trabalhar no conceito foi necessário iniciar o processo de experimentação técnica para verificar as possibilidades e as limitações.
    A primeira questão levantada foi se optaria por um motor 2D ou 3D independentemente da estética a ser utilizada.
    O primeiro ensaio para a pré-proposta tinha sido elaborado em Director mas com um motor 2D.
    Iniciei então, algumas experiências em 3D para ver o comportamento de esqueletos bipede, e apesar de conseguir controlar os ossos relativamente bem, deparei-me com o primeiro grande problema ou a primeira conclusão da experiência:
    O boneco estava demasiado imovel, parecia um robot.
    O esqueleto teria de ter uma dinâmica realista, ou seja, comportamentos dinâmicos físicos como na realidade. Isso poderia implicar a concepção de algoritmos matemáticos através da construção de formulas. Essa abordagem implicaria um esforço muito grande e retiraria muito tempo à investigação das próprias marionetas.
    Felizmente, o Macromedia Director possui um sistema de dinâmicas chamado havok que permite criar a gravidade e atribuir aos objectos propriedades físicas, para além de conseguir lidar com as colisões dos respectivos objectos.
    Esta seria sem dúvida uma boa abordagem a experimentar, a outra seria procurar possíveis técnicas ou componentes ligados ao Macromedia Flash de simulação de dinâmicas.
    Calendarização
    Escrito por grifu   •   Friday, 2007-January-05
    1. [Novembro de 2006]
      - Pesquisa bibliográfica
      - Pesquisa de plataformas de desenvolvimento do projecto (flash, director, C++, Java)
      - Experimentação de sistemas e motores de animação em tempo real (Motion Builder, Maya)
      - Construção do mapa de produção
    2. [Dezembro de 2006]
      - Pesquisa bibliográfica
      - Inicio do desenho da aplicação em papel, desenvolvimento da estrutura.
      - Pesquisa das limitações e potencialidades de cada plataforma de desenvolvimento
      - Selecção das plataformas de desenvolvimento
      - Estudo e experimentação de estéticas a aplicar ao projecto (2D ou 3D)
    3. [Janeiro de 2007]
      - Selecção da estética a aplicar ao projecto
      - Definição da estrutura com todas as suas componentes.
      - 1º Estudo gráfico para o projecto (personagens)
      - Experimentação de técnicas de animação nas ferramentas de desenvolvimento (articulações com bonés e com deformação de malhas)
    4. [Fevereiro de 2007]
      - 2º Estudo gráfico para o projecto (personagens, cenários, adereços, etc)
      - Experimentação de técnicas de sincronismo labial em personagens
      - Continuação das experimentações das técnicas de animação nas ferramentas de desenvolvimento.
    5. [Março de 2007]
      - Definição e desenvolvimento gráfico (personagens, cenários, etc)
      - Desenvolvimento do modulo de performance
    6. [Abril de 2007]
      - Estudos da interface gráfica
      - Definição e desenvolvimento gráfico (personagens, cenários, etc)
      - Desenvolvimento do modulo de performance
    7. [Maio de 2007]
      - Desenvolvimento da interface gráfica
      - Desenvolvimento do modulo de performance
      - Construção do protótipo com o modulo de performance
      - Testes ao protótipo
      - Fim da primeira etapa do projecto
    8. [Junho de 2007]
      - Desenvolvimento do modulo de construção
    9. [Julho de 2007]
      - Desenvolvimento do modulo de construção
      - Desenvolvimento do modulo de visualização
      - Fim da segunda etapa do projecto

    10. [Agosto de 2007]
      - Desenvolvimento do modulo de edição
      - Desenvolvimento do modulo de publicação
      - Escrita da dissertação
    11. [Setembro de 2007]
      - Desenvolvimento do modulo de edição
      - Desenvolvimento do modulo de publicação
      - Construção do protótipo final
      - Testes
      - Escrita da dissertação
    12. [Outubro de 2007]
      - Finalização da aplicação
      - Desenvolvimento do manual do utilizador
      - Distribuição da aplicação
      - Desenvolvimento do Portal
      - Escrita da dissertação
    13. [Novembro de 2007]
      - Desenvolvimento do Portal - Finalização da dissertação - Preparação da defesa
    Contactos e parcerias
    Escrito por grifu   •   Wednesday, 2007-January-03
    Analise a possiveis contactos importantes com o objectivo de:
    1. Ajudar o desenvolvimento da plataforma (tecnologias)
    2. Entender todo o processo relacionado com marionetas (bonecos, cenografia, encenação, manipualção)
    3. Compreender o universo das crianças e as suas relações com os objectos(interacções, cores, sons, formas, etc)
    4. Perceber como este projecto se enquadra como ferramenta pedagógica

    5. Possíveis parcerias para a distribuição, promoção e testes
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