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Diario de bordo
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Reflexão.01
Escrito por grifu   •   Tuesday, 2007-June-05
Depois da pesquisa de campo sobre marionetas e espectáculos de marionetas cheguei à conclusão que poderia adaptar alguns elementos destes espectáculos para o campo do virtual.

LUZES:
A utilização de set´s de luz para cada cena é uma das características que gostaria de implementar no projecto.
O uso das luzes no teatro de marionetas é fundamental, permite criar ambientes, profundidade de campo, dinâmica, acompanhar as personagens, ocultar transições e deslocações de elementos antes ou depois de entrar em cena, entre muitas outras coisas.
A utilização das luzes no teatro virtual de marionetas poderia estar associado às cenas e para cada cena um determinado set de luzes.
O desenho de luz deveria ser criado pelos utilizadores, poderiam portanto, criar, colocar e parametrizar as luzes. Estas poderiam ter propriedades animadas de forma a criar transições, acompanhar personagens ou mesmo efeitos especiais como o strobe.
Para se poder criar e manipular as luzes, poderia haver uma espécie de maqueta do teatro em 3D com adereços da cena escolhida onde colocaríamos as luzes no espaço tridimensional para prever o efeito.

SOM:
O som é sem dúvida alguma outro elemento fundamental na constituição de uma peça.
O trabalho de sonoplastia numa peça de teatro é algo muito importante que necessita de uma grande imaginação e criatividade pois nem sempre os sons estão directamente ligados às acções, podem nos induzir a determinadas ideias, como por exemplo o chover.
A utilização do som neste projecto, deveria funcionar de uma forma semelhante ao das luzes, ao qual poderíamos associar determinadas teclas a sons que seriam accionadas durante as cenas.
Seria interessante recorrer a espacialização do som através da estereofonia. A inserção dos sons e posterior associação destes a teclas estaria incluído no construtor de cenas.

CÂMARA:
Apesar de nos teatros de marionetas não existirem câmaras a possibilidade de as utilizar num ambiente 3D é sempre uma mais valia.
A utilização de câmaras poderia aumentar dinamismo das cenas e criar uma linguagem mais audiovisual, estas poderiam ser operadas em tempo real, ou posteriormente montagem vídeo.
A colocação das câmaras seguiria a mesma filosofia das luzes, e poderia haver também a possibilidade as as animar, tanto em tempo real como movimentos pré-definidos. Estas poderiam ser animadas através de teclas ou outro dispositivo ligado como um gamepad.
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