Cepi Aurélia de Sousa

Caracterização da Instituição

(Centro de Educação e Protecção à Infância Aurélia de Sousa)

Este Centro situa-se na Rua de Santos Pousada, 1327, Porto.

Histórial

Este edifício foi construído antes do 25 de Abril de 1974, permanecendo um longo período, completamente apetrechado e não dando apoio, devido a vicissitudes várias, às crianças da zona.
Durante os tempos conturbados do pós-25 de Abril, foi ocupado pela Comissão de moradores da Zona. Passado alguns meses, com a intervenção de uma professora sindicalista, a Comissão de Moradores aceitou uma Comissão Instaladora que começou a tratar de todos os problemas específicos do Centro. Foi elaborado um estatuto, após aturadas reuniões, sendo considerado na altura, “ já bastante progressista” (VALADAS, 1996).
O recrutamento dos educadores e restante pessoal foi organizado pela Comissão Instaladora, na qual tinham também assento dois elementos da Comissão de Moradores. Na altura, segundo Valadas, foram escolhidas pessoas que possuíam, um perfil para gostar de crianças, uma capacidade de entrega muito grande, ideias abertas e desejo de aprender.
Finalmente este Centro, foi inaugurado em 1976, pertencendo então aos Quadros Centrais e Regionais do Ministério da Educação, da Obra Social do Ministério. Com a desmantelação da Obra Social nos anos 80, este Centro passou a pertencer ao I.A.S.E. Desde 1993, passou para alçada da D.R.E.N. numa tentativa de descentralização.
Neste momento, depois de algumas dificuldades, voltamos em 1997, após uma nova estruturação, aos Serviços Sociais do Ministério da Educação (Secretaria Geral).

Recursos Humanos:

1 Educadora responsável com funções de coordenação
12 Educadores. (6 educadores dos Serviços Sociais e 6 em regime de destacamento)
1 Auxiliar de Educação.
7 Ajudantes de Creche e Infantário.

 

Organização dos recursos Humanos (equipa técnica)

 

Organização dos recursos Humanos (pessoal auxilar)