Jornal de Maio 2007

O número 0 do Jornal do CEPI foi lançado à 10 anos, em 1996, para comemorar os 20 anos do CEPI. Os (5) números já realizados foram um espaço de debate sobre a educação e o ensino através de um conjunto de artigos de grande qualidade elaborados pelos educadores, pelos pais e por colaborações externas. Foram, também, o espaço de divulgação das actividades realizadas nas salas, constituindo hoje um registo fundamental da excelência do ensino praticado no CEPI.

Nos 30 anos do CEPI os pais propõem-se realizar um novo número que dê continuidade ao projecto de comunicação entre a escola, os pais e a sociedade, iniciado pelos educadores e em especial pelo incansável Quim. Tentaremos estar a altura dos anteriores números.
Para comemorar os 30 anos do CEPI, começamos por pensar o que seriam os próximos 30 anos. Mas, por ironia do destino, fomos confrontados com um presente de aniversário: a possível passagem do CEPI para a Rede Pública no contexto da reforma dos serviços sociais da administração pública. Conscientes da qualidade de ensino praticada no nosso CEPI pensamos que deveria ser o contrário: a Rede Pública passar para o CEPI, ou seja, a Rede Pública deveria incorporar a experiência do CEPI. Este poderia ser o primeiro passo para a desejada reforma do ensino em Portugal, começando por qualificar o pré-escolar.

Este número balança entre o passado e o futuro num presente incerto, mas convicto de que só é possível construir um futuro melhor a partir da valorização do passado, da experiência, da memória.


Editores do Jornal do CEPI 5

Maria José Ferreira
Gonçalo Canto Moniz