Sala dos 2 anos

Um castelo: um espaço mágico

O núcleo central deste projecto centrou – se à volta da descoberta prazeirosa e positiva da intervenção das crianças na modificação e transformação de um espaço que irá potenciar o desenvolvimento do jogo simbólico e de reforçar as relações sociais e afectivas das crianças deste grupo, assim como a descoberta de novos mundos novos espaços e realidades diferentes com a pesquisa de outras formas de viver.

Sendo a função do Jardim-de-infância e da Creche privilegiar o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da cooperação, todos os projectos que sintonizem esta vertente são fundamentais.

O desenvolvimento e domínio das expressões dramáticas e corporais motiva e potencia o despoletar de situações e projectos que visam a criação de novos espaços de relação.
Assim vamos contar como se iniciou este pequeno passo de mágica:

“ Era uma vez um grupo de meninas e meninos da sala dos dois anos que decidiram “ construir um castelo”. Donde teria saído uma tal ideia? Meninos tão pequenos? Mas também nunca tinham ouvido falar nos reis magos.

Os reis magos vieram de camelo e onde viviam?
Perguntou um menino tão pequenino como grande era a sua curiosidade. Assim começamos uma “ aventura” de “pesquisar” onde viveriam os reis e outros personagens de histórias que se foram incorporando nesta viagem: a Cinderela, os três porquinhos, o cão, o gato, as vacas e os cavalos assim como os pássaros e por fim onde cada criança esquimó, africana, índia, vivia, como era a sua casa e por fim como nós vivíamos...

recreio Nesta vertente e na procura de mais conhecimento, o levantamento de um castelo na sala originou o desenvolvimento de inúmeras propostas onde a comunicação foi fundamental, o surgimento de novos papéis e suas caracterizações se intercruzaram.





As actividades de construção englobaram actividades que incluíram materiais muito diversificados e o domínio de uma maior motricidade fina: a pintura, o recorte, o enfiamento....

recreio Todas as actividades incluíram pequenos espaços de “planeamento”: como íamos construir, o que iríamos fazer, pormenores, materiais a utilizar. À medida que o castelo ia – se levantando, íamos com o grupo acrescentando pequenos pormenores que fomos aprendendo nos livros, que fomos observando, das imagens que fomos encontrando....




Com este projecto ainda a decorrer e em crescimento, com a colaboração sempre atenta dos pais e mães desta sala, foram envolvidos amplos conceitos matemáticos, científicos e de carácter comunicacional e acima de tudo de jogo dramático e lúdico.

Sala dos 2 anos
Março de 2006