Importação de ficheiros "Course Test Manager"

O "Course Test Manager" é um pacote de software "morto" da "Course Technology". Já não está sendo activamente desenvolvido pela "Course Technology". Foi substituído por um novo gestor de testes chamado ExamView. No entanto, nunca houve um caminho de mudança que permitisse que este formato fosse exportado dos bancos de testes CTM para qualquer outro formato de testes vulgar. Esta é a razão porque este módulo foi escrito.

Para importar perguntas do CTM, tem de ter instalado o CTM no sistema operativo Windows e ter acesso aos ficheiros de dados do "MS Access" nessa máquina. Dois ficheiros de dados são exigidos para aceder aos ficheiros de dados:

  • System.mda - Este ficheiro está no directório principal da sua instalação CTM e é referido na linguagem MS Access como a "Base de dados do Sistema".
  • ctm.mdb - Esta é a base de dados que contem as perguntas do banco de testes. Existe uma destas bases de dados por cada disciplina instalada no CTM. Está localizada num directório um nível abaixo do seu directório de instalação CTM.

O processo de importação é algo diferente caso execute Moodle em Windows ou em Linux. Independentemente da plataforma Moodle em execução, tem de ter um sistema Windows (Windows 2000 ou Windows XP) na mesma rede do seu sistema Moodle, de forma a receber a base de dados Access ao mesmo tempo que importa bancos de testes.

O processo é um pouco mais fácil num sistema Moodle baseado no Windows. Tudo o que necessita para utilizar o tipo de importação CTM é:

  1. Enviar o sistema de base de dados system.mda para o Moodle usando o gestor de ficheiros. Não interessa para que disciplina envia o ficheiro system.mda. O Moodle irá encontrá-lo.
  2. Crie o seu mini-teste e prossiga para "Importação de perguntas em ficheiro". Envie a sua base de dados ctm.mdb escolhida, na qualidade do ficheiro a importar. Se fizer isto correctamente, irá ver outro écran que lhe permite escolher a sub-categoria de perguntas a importar da base de dados. A razão desse outro passo é porque os bancos de testes CTM contêm, na maior parte das vezes, um vasto número de perguntas categorizadas, baseadas nos capítulos do livro ou em secções da disciplina.

O processo num sistema Moodle baseado no Linux inclui um pacote externo de software chamado Servidor Socket ODBC. Para importar bases de dados CTM em Linux, primeiro tem que obter e instalar este pequeno programa em rede no sistema Windows, que recebe as suas bases de dados CTM. Nãosiga as instruções de instalação especificadas na Instalação do "Servidor Socket ODBC". São mais complicadas do que deviam ser! Em vez disso, siga estes passos para instalar este programa no seu sistema Windows:

  1. No sistema Windows descomprima o ficheiro de instalação que obteve neste sítio.

  2. Copie o binário "ODBCSocketServer.exe" para um local permanente, como o seu directório de sistema ( provavelmente C:\WINNT\ ou C:\Windows) ou para o seu directório de Ficheiros de Programa.

  3. Instale o Servidor Socket ODBC como um Serviço do sistema com este comando:

    <caminho ficheiro copiado para o passo acima referido>ODBCSocketServer.exe/Serviço

    Poderá fazer isto digitando este comando a partir do dialogo Começar->Executar (Start->Run), ou de um "prompt" de comandos.

  4. Abra o Gestor de Serviços ou através de Começar->Configurações->Painéis de Controlo->Ferramentas Administrativas->Serviços, ou clicando no botão direito sobre O meu computador, escolhendo Execução e depois Serviços e Aplicações->Serviços do painel direito. Pode também ter acesso ao Gestor de Serviços digitando services.msc no dialogo Começar->Executar.

  5. No gestor de Serviços clique no lado direito do tema do Servidor Socket ODBC e escolha a secção Começo. O seu estado deverá mudar para "iniciado" quando fizer isto. Repare que pode parar e/ou desactivar completamente este serviço, logo após ter completado este processo de importação.

  6. Certifique-se que os ficheiros de acesso de dados system.mda e ctm.mdb estão operativos e que o programa MS Access ODBC está presente. Ele está instalado numa instalação normal Windows. Pode verificar se está instalado abrindo a secção "Fontes de Dados" em "Ferramentas Administrativas" e entrando na pasta "Drivers". Terá de verificar onde está instalado CTM e localizar o ficheiro system.mda e a base de dados ctm.mdb ou ainda as bases de dados que lhe interessam para importação de dados. Preste atenção aos caminhos locais completos para estes ficheiros bem como ao endereço IP ou nome completo do servidor Windows. Irá precisar desta informação para o processo de importação.

  7. Agora já pode importar o(s) banco(s) de testes para o Moodle. Crie o seu mini-teste e siga para o processo "Importação de perguntas de um ficheiro". AGORA SEGUEM-SE AS DIFERENÇAS PARA O LINUX - TERÁ DE ESPECIFICAR UM FICHEIRO TEMPORÁRIO NO CAMPO DE ENVIO PARA PODER COMEÇAR O PROCESSO DE IMPORTAÇÃO. ESTE FICHEIRO NÃO SERÁ PROCESSADO; É APENAS UM LOCAL PARA O FORMULÁRIO DA IMPORTAÇÃO. DEPOIS TERÁ UM LUGAR PARA ESPECIFICAR A INFORMAÇÃO DO SERVIDOR WINDOWS.

    A seguir, terá um écran onde escrever o nome do servidor onde se encontra o Socket ODBC do Windows bem como os caminhos para o sistema e bases de dados dos bancos de testes. Digite na informação que escreveu no passo anterior e clique "Ligação ao Servidor". Se tudo foi configurado correctamente, terá outro formulário que lhe irá permitir escolher a sub-categoria de perguntas a importar da base de dados. Isto é porque muitas vezes os bancos de testes CTM contêm um vasto número de perguntas categorizadas, baseadas nos capítulos do livro ou em secções da disciplina. SE CONSEGUIR CHEGAR A ESTE PASSO SEM MENSAGENS ERRADAS, É PORQUE CONFIGUROU O SERVIDOR SOCKET CORRECTAMENTE E ESTÁ APTO PARA IMPORTAR PERGUNTAS PARA O MOODLE!

Se recebeu mensagens de erro durante este processo, poderá considerar útil esta informação técnica: o servidor Socket ODBC utiliza a porta 9628 para abrir um "socket", e negociar e enviar um pedido XML para uma tabela dos resultados em XML. A categoria de importação corrige gramaticalmente esse XML e utiliza-o tal como se usa uma pesquisa local para fazer a importação.

Índice de todos os ficheiros de ajuda