Picture of Luís Leite
ZON apoio animação digital nacional
por Luís Leite - Sexta, 1 Abril 2011, 12:00
 

ZON APOIA ANIMAÇÃO DIGITAL NACIONAL

No âmbito do desenvolvimento do programa de parcerias com diversas universidades nacionais e estrangeiras, a ZON apresenta uma nova iniciativa de apoio ao talento nacional. À semelhança do ZON Intensive Script Development Lab at UTAustin desenvolvido em 2010 e de onde resultaram onze curtas-metragens disponíveis actualmente no ZON videoclube, a ZON lança agora o ZON Digital Animation Lab at UTAustin. Trata-se de uma acção de formação avançada em técnicas de animação digital para oito estudantes ou profissionais do sector em Portugal.

O curso é promovido pela ZON em parceria com o CoLab Portugal – UTAustin e tem como objectivo formar profissionais em ambiente multicultural, permitindo-lhes o acesso a um ensino especializado, com forte vertente profissional, na Universidade do Texas em Austin, uma referência internacional nos sectores tecnológico e audiovisual.

A formação decorrerá no Verão de 2011 e inclui viagens e estadia pagas. Os oito formandos serão seleccionados com base em CV, portfólio e declaração de objectivos. As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 15 de Abril para zonlab@zon.pt.

Ao longo de dois meses (Junho e Julho) os formandos irão desenvolver técnicas de animação digital 2D e 3D sob a orientação de conceituados professores da Universidade de Austin nomeadamente, Ben Bays e Geoff Marslett, também convidados para orientar os Workshops ZON?MONSTRA que decorrem de 21 a 25 de Março.

Os filmes que resultem deste programa poderão candidatar-se ao prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011, ser exibidos nos cinemas ZON Lusomundo e ser disponibilizados no ZON Videoclube.

A responsabilidade académica e a coordenação da formação na UTAustin está a cargo do Telecommunications and Information Policy Institute Radio-TV-Film, College of Communication, no âmbito do Programa UTAustin-Portugal, International Collaboratory for Emmerging Technologies, Co-Lab. (http://www.utaustinportugal.org/)

Mais informação em: www.zon.pt/premio